Márjory Félix : Como lidar com as birras l Fase do ''terrible two''

Como lidar com as birras l Fase do ''terrible two''

Manuela está na fase dos dois anos e desde que completou, percebi bastante mudanças. Além dela estar falando muuuito mais e palavras certinhas, ela tem se expressado melhor e fala tudo que quer ou sente. Isso é ótimo, porque assim posso saber mais facilmente quais são as necessidades dela e ajuda lá mais rápido.

Até então tudo bem, mas com essa esperteza dela crescendo ela também descobriu que pode falar não, que pode gritar, me responder e decidir as coisas por si própria, causando um caos total haha. Mas calma, depois de muito desespero e achar que eu estava perdendo o controle eu fui aprendendo a lidar com essas birras.



Vocês já ouviram falar da fase dos dois anos, ou melhor, sobre o terrible two?
É a tal fase dificil dos dois anos, que as crianças costumam ''viram outra''.

Não posso dizer que Manuela virou outra de um dia para noite porque ela sempre foi geniosa e de personalidade forte, de saber o que quer e o que não quer, então, digo que o ''terrible two'' ajudou a piorar um pouquinho rs.

                                 Como está sendo o terrible two por aqui? 
Bom, Manuela se comporta muito bem na rua, se eu leva lá para passear, tanto como shoppings e supermercado ela é tranquila e aproveita qualquer tipo de passeio. Então enquanto a isso ela ainda não se jogou no chão e ficou aos berros para ganhar alguma coisa ou só porque estava insatisfeita com algo.

Mas para domar essa ferinha rs, tem que ter muito jogo psicológico. Mas em casa e na casa dos outros é outra história, eu não levo ela mais em casa de amiga nenhuma porque sei que vou passar raiva, ela mexe em tudo e se você pega da mão dela e a corrige ela fica contrariada que grita e vira as costas de raiva, ou faz alguma mal criação pior. Pega as coisas e sai correndo, pega meus batons e passa na boca e logo depois estraga e essas mil coisas que crianças aprontam mesmo.

O que reparei é que agora ela pergunta ''porque?'' vocês acreditam? Ela me questiona em tudo, ''Manuela não sobe ai'' ''Porque não, mamãe?'' ''Porque você vai cair'' ''Porque?'' hahahaha não acredito que ela só tem dois anos.

                                           Como tenho lidado com isso?
Bom, quando Manuela quer algo, pega algo aqui, grita, se recusa a arrumar a bagunça que ela fez, bate em alguém e etc eu tento manter a paciência, juro que é dificil, e quando to nos meus não tão bom dias é pior ainda. Mas daí tento distrair ela com outra coisa, por exemplo, ela pega um perfume e não me deixa tomar dela, eu finjo que algo no quarto ou em qualquer lugar é mais legal, ''Manuela olha que legal aquele caderninho para você colorir'' dai ela interessa responde '' cadê mamãe?'' E esquece o perfume haha.
Mas quando não dá para ser tranquila assim, eu tento pegar ela, conversar, sempre mais baixo que ela, se mesmo assim ela começa a dar piti, ela fica de castigo por 2 minutos (tempo estimado pela idade) e pronto.
 Logo depois ela chora e me chama pedindo desculpa sem eu precisar mandar. Ela pede desculpa e diz que não vai fazer mais isso.
E assim vamos levando. Tem vezes que ela está impossivel e leva umas palmadas (sim) nada para judiar (obvio) mas para ela aprender. E olha, tem dado certo. O negocio é não dar audiência, não reforçar a birra, não insistir naquilo, Se depois de tentar conversar, tentar entende lá, mudar o foco da birra e mesmo assim não adiantar, o melhor mesmo é deixa la pensando e perceber que os pais não vão mais insistir naquilo.
          Ela é uma menina muito carinhosa e dócil apesar de levada. É a minha geniosa!

                                  Porque as crianças passam pelo terrible two?
Porque nessa idade, eles começam a ter entendimento sobre o que está a sua volta, sobre o mundo, tudo fica mais desenvolvido. Daí eles percebem que podem ter acesso a algumas coisas, mas as vezes não consegue expressar o que quer, ou não tem sua vontade atendida e isso gera a birra. Porque eles não conseguem entender porque o mundo não gira em sua volta e porque eles não podem ter o que sempre querem. Daí eles surtam! E imagina, isso tudo para um serzinho de dois anos?? A cabeça deve ficar a mil.. Por isso as birras e mau comportamento. Mas claro que, temos que ensina los a entender o porque das coisas e ir descomplicando seus pensamentos, tentando sempre acalma los.
Mas lembre se, que tudo passa e com o tempo melhora.

                        E por aí? Tem alguma mamãe passando por isso? Comenta aqui. 
Beijos
Página Anterior Página Anterior